Por que é necessário brincar?
Trabalho História - Formação das Monarquias
França e Inglaterra
Inglaterra
A Guerra das Duas Rosas e o início da Dinastia Tudor
O que é?
A Guerra das Duas Rosas começou logo após a dos Cem anos, durando de 1455 a 1485. Os conflitos foram causados pela disputa do trono inglês pelas famílias Lancaster e York. O nome da guerra veio dos emblemas que representavam estas duas famílias, a Casa de Lancaster (rosa vermelha) e Casa de York (rosa Branca).
Como tudo começou...
Tudo começou com a destituição do Rei Ricardo II. Por conta de ser muito jovem quando subiu ao trono (apenas 10 anos), seu reinado teve muitos altos e baixos. Seu primo, Henrique de Bolingbroke o apoiava no início de seu reinado, mas com o tempo acabaram entrando em conflitos, e ele acabou sendo expulso e logo depois deserdado. No ano seguinte (1399), após a morte de seu pai, João de Gante, e a confissão de seus bens para a Coroa, Henrique decide invadir a Inglaterra e organizar uma revolta, que logo ganhou força por causa da impopularidade do Rei. Ela foi rápida e bem sucedida, pois encontrou pouca resistência por parte do povo. Então Ricardo foi deposto e condenado. E acredita-se que foi executado no ano seguinte. E assim começa o reinado de Henrique de Bolingbroke, agora conhecido como Henrique IV, e inicia-se a dinastia Lancaster.
O Início da Guerra das Duas Rosas
Em 1455, a Inglaterra era governada pelo rei Henrique VI da Casa Lancaster. A derrota na Guerra dos cem Anos, a administração fraca e os problemas mentais apresentados por Henrique VI gerou um clima favorável para uma nova disputa pelo trono inglês. Inicialmente, os York apoiaram a chegada de Henrique VI ao trono, mesmo ele não tendo nenhuma habilidade para lidar com as questões políticas e militares do período. Ricardo de York continuava apoiando ele, porque esperava que Henrique VI morresse em pouco tempo. Em 1455, no entanto, descobriu-se que Henrique VI