A importancia do ludico na aprendizagem nas series iniciais
O ato de brincar é a própria essência da infância. Partindo desse princípio, a temática deste estudo apresenta uma reflexão sobre a prática do professor de Educação Infantil voltada à ludicidade. Através deste estudo reconhecemos o valor atribuído ao ato de brincar e o espaço que a mesma deve ter no processo de aprendizagem na Educação Infantil.
Por que o ato de brincar deve estar inserido na prática do professor de Educação Infantil?
Porque o brincar tendo uma compreensão pedagógica é uma estratégia poderosa na formação da personalidade, nos domínios da inteligência e na evolução do pensamento da criança.
É no brincar que a criança usa a sua imaginação, e é no criar que se brinca com as imagens, símbolos e signos, fazendo uso do próprio potencial, livre e integralmente.
Em muitas escolas de Educação Infantil o ato de brincar não está sendo feito como deveria. Muitos educadores estão preocupados em repassar os conteúdos programáticos em sala de aula e não permitem que as crianças brinquem de forma espontânea, pois acreditam que a brincadeira e aprendizagem não podem habitar o mesmo espaço.
A intenção deste estudo foi, sobretudo, analisar a partir dos teóricos a influência do brincar no desenvolvimento da aprendizagem e da criatividade infantil, despertando uma nova postura nos educadores infantis diante da brincadeira e do espaço em que ela acontece.
Este estudo é destinado aos profissionais da Educação Infantil. Para a elaboração do mesmo foi necessário fazer um levantamento bibliográfico caracterizando o estudo exploratório com a seleção das obras que tratam o tema aqui abordado. A pesquisa é de natureza qualitativa por valorizar e compreender o fenômeno investigado sem preocupar-se com o quantitativo, já que os resultados são apresentados descrevendo o valor atribuído ao ato de brincar, como também a prática pedagógica devida dos professores de Educação Infantil, apontados e