Educação fisica
A intenção deste artigo é sensibilizar os professores de educação infantil e do ensino fundamental das séries iniciais do importante papel que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos exercem no desenvolvimento da criança. Para isso se faz necessário saber o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental analisar o papel do educador neste processo lúdico, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona. Faremos também algumas considerações importantes sobre os jogos e brinquedos. Desta forma, espera-se oferecer uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e em especial na vida da criança.
Introdução
A escolha do tema deve-se ao fato de querer demonstrar à importância de se trabalhar com o lúdico em sala de aula e na escola. Auxiliando o educador a resgatar o interesse, o prazer, o entusiasmo pelo ato de aprender através do lúdico. Seria equivocado dizer que o lúdico na aprendizagem por si só irá sanar os problemas de aprendizagem, emocionais e de mau comportamento na educação. Porém, a intenção é mostrar que é um meio de auxiliar a aprendizagem, servindo como subsidio importante para se transmitir os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudiais.
O espaço escolar pode se transformar em um espaço agradável e prazeroso de aprender. E o lúdico permitirá o educador alcançar sucesso em sala de aula, tronando-se um importante instrumento facilitador no ensino-aprendizagem. Ainda a quem se pergunte: O lúdico é capaz de transformar as aulas repetitivas, cansativas, monótonas em aulas significativas? Como o lúdico influência na aprendizagem das crianças na alfabetização? Quais os benefícios de se trabalhar com as atividades lúdicas na escola? Os jogos e as brincadeiras são privilégios da educação infantil? Todas as disciplinas podem trabalhar com o lúdico, com brincadeiras e jogos? Ou são atividades restritas a Educação Física ou a