Analise financeira de investimentos
Autor: Pedro Henrique Martins Andrade
Profissão: Engenheiro de Produção Agroindustrial
Função: Analista de Controladoria Pleno.
Matupá – MT
Fevereiro 2011
Introdução
A todo o momento, em qualquer empresa, surgem incontáveis oportunidades de investimento, porém neste grupo existem dois subgrupos: Aquelas que agregam valor e opções que somente oneram custos.
Neste sentido, estudos em uma ciência chamada de engenharia econômica têm como parte de seus objetivos criar equações que possam dizer quais dos investimentos dentre toda essa gama de opções são viáveis e atenderão as expectativas de retorno financeiro a empresa.
Atualmente temos várias formas de se calcular à viabilidade de um investimento, dentre as opções há o calculo da TIR, VPL e do Payback, são três resultados distintos, porem retornam a respostas se um projeto é viável ou não.
A Taxa Interna de Retorno (TIR), em inglês IRR (Internal Rate of Return), é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa. Sendo usada em análise de investimentos significa a taxa de retorno de um projeto.
A TIR é a taxa que o investidor obtém em média em cada ano sobre os capitais que se mantêm investidos no projeto, enquanto o investimento inicial é recuperado progressivamente. A TIR é um critério que atende ao valor de dinheiro no tempo, valorizando os cash-flows (fluxo de caixa) atuais mais do que os futuros. O valor presente líquido (VPL), também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Basicamente, é o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo atualmente. Temos que considerar o conceito de valor do dinheiro no