Análise Financeira de investimentos
Valor Presente Líquido – Taxa Interna de Retorno Investimento é o ato de aplicar um capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva. Justificativa Maneira eficaz empregada hoje em muitas empresas para, de forma econômica, classificar os projetos de investimentos, analisando-os de forma analítica a geração de valor de e de retorno do investimento. Importes na tomada de decisões é necessários pela possibilidade de avaliação na geração de valor da empresa, tendendo a desenvolver métodos que tornem este processo mais coeso, podendo assim levar a decisão se o projeto ou o valor é viável e rentável, ou trará prejuízo e não deve ser levado em frente.Desenvolvimento
Valor Presente Líquido
Valor Presente (VP) ou Valor Presente Líquido (VPL):
É a diferença entre o valor investido e o valor resgatado ao fim do investimento, trazidos ao valor presente. Se VPL for positivo, então o valor investido será recuperado e haverá um ganho. Se VPL for zero significa que aplicar ou não fará diferença. Agora se VPL for negativo significa que o investidor estará resgatando um valor menor que o valor investido, então não se deve aplicar neste investimento.
Taxa Interna de Retorno (TIR)
É a taxa que relaciona o valor investido com o valor resgatado ao fim do investimento, Ou seja, a taxa necessária para trazermos o valor final do investimento para o valor presente e este seja igual ao valor investido.
Um aspecto que deve ser considerado é que a utilização exclusiva da TIR como ferramenta de análise pode levar ao equívoco de se aceitar projetos que não remuneram adequadamente o capital investido, por isso deve ser uma ferramenta complementar à análise. Importante: para aplicar o Método da TIR temos que ter um fluxo de caixa convencional, ou seja ,apresenta uma única mudança de sinal e os capitais ocorrem com periodicidade uniforme.
Desenvolvimento 1. VALOR PRESENTE