Gestão e análise financeira de investimentos
[1] Métodos quantitativos de análise de investimentos - Características: a matemática financeira nos permite comparar fluxos de caixas distintos para identificarmos a melhor alternativa de um empréstimo, investimento ou financiamento. Como num fluxo de caixa procura-se identificar o conjunto de entradas e saídas de dinheiro ao longo do tempo, somente é possível determinar a melhor alternativa de investimento, entre várias existentes, se for possível analisarmos cada fluxo de caixa de cada proposta e transformar seus valores em valores equivalentes numa determinada data, na maioria das ocasiões, a data atual.
Existem vários métodos de análise de investimentos: método VPL – Valor Presente Líquido, método TIR – Taxa Interna de Retorno, método do prazo de retorno ou pay-back, método do benefício por custo e método da anuidade uniforme equivalente, entre outros.
Todos visam transformar os valores de fluxo de caixa de cada proposta de investimento em valores equivalentes numa determinada data, sendo os mais utilizados os métodos VPL e TIR.
[2] Método do Valor Presente Líquido – VPL: o VPL é soma das entradas e saídas, descapitalizadas, uma a uma, até o momento zero. O modelo matemático do VPL, considerando-se entradas de capital como positivas e saídas como negativas, é o seguinte:
onde “i” é a taxa de custo do capital ou a taxa mínima de atratividade do investimento.
Exemplo 1: uma pessoa emprestou hoje $ 100.000 a um amigo que lhe prometeu pagar $ 60.000 daqui a 1 mês e $ 75.000 daqui a 2 meses. Supondo que ao emprestar o dinheiro a pessoa deixou de ganhar numa aplicação financeira rendimentos numa taxa de 20% ao mês, determine o VPL. O fluxo de caixa representativo da operação será,
- 100.000 VP0 75.000 PGTO2
60.000 PGTO1 0 1 2
Aplicando-se a fórmula do VPL obtém-se: