Analise Estratégica - Setor Hoteleiro
Postado por Michele Magah on sábado, 23 de abril de 2011 / Marcadores: Análise Estratégica, Capital Humano, Formule 1, Hoteleiro, MBA, Mutiara Penang Hotels, Responsabilidade Ambiental, SWOT
Trabalho apresentado ao Módulo de Gestão Estratégica de Negócios - MBA Executivo em Negócios -Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
1 INTRODUÇÃO
Desde a estabilização da moeda brasileira, o REAL, temos tido grande desenvolvimento e popularização em alguns setores, antes vistos como “inalcançáveis” para grande parte da população. Assim, o poder de consumo e de negociação do brasileiro aumentou, podendo assim consumir não somente os serviços essenciais, mas desfrutar de lazer.
Com o aumento do turismo, o investimento no setor hoteleiro se tornou inevitável, aumentando a concorrência e oferecendo maior conforto e serviços aos clientes.
Este trabalho visa identificar na gestão administrativa da rede hoteleira, os aspectos primordiais para o crescimento e o sucesso do setor, nas duas pontas: REDES DE HOTÉIS DE LUXO e REDES DE HOTÉIS SUPERECONÔMICAS.
Utilizaremos como referências principais para esse trabalho, o Hotel Mutiara em Penang (Costa Verde da Malásia) e a rede Formule 1, porém no decorrer da análise, citaremos outras redes de hotéis, nacionais ou internacionais, porém sem nos desvincularmos da categoria de cada uma delas.
A seguir uma pequena descrição do Mutiara Penang Hotel e da Rede Formule 1:
Mutiara
Localizado em uma praia privilegiada no Teluk Bahang, também conhecido como o "brilhante baía, aninha-se em 7,3 hectares (18 acres) de paisagem verde tropical. Todos os 438 dos seus quartos espaçosos e desfrutam de vista para o mar e jardim. Aqui neste paraíso de conforto e luxo, que tem sido afirmado que não há nada incomum.
Formule 1
Os hotéis Formule1 oferecem acomodações de qualidade pelo menor preço: uma cama confortável em quartos silenciosos com impecável padrão de higiene e limpeza. Todos os hotéis foram