AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA DA REDE DE HOTÉIS BRAZIL HOSPITALITY GROUP
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA DA REDE DE HOTÉIS BRAZIL HOSPITALITY GROUP
São Paulo
2013
RESUMO
Este estudo visou, através de análises interna e externa à organização, propor uma forma de atuação à mesma. Dada a atual dinâmica do mercado, é de suma importância que as ameaças e oportunidades presentes no ambiente sejam mapeadas de forma a garantir que seus planos de crescimento não sejam negativamente impactados pelas contingências ambientais. Da mesma forma e de superior importância, a análise interna promove o conhecimento profundo do negócio onde atua; suas forças e fraquezas, agora identificadas, são otimizadas ora explorando as oportunidades, ora neutralizando as ameaças. A organização avaliada neste caso é a Brazil Hospitality Group (BHG), empresa do setor hoteleiro, em crescimento vertiginoso graças aos eventos esportivos dos próximos anos. Com apoio teórico somado à buscas de informações em sites confiáveis da Web, seguido de análises interna e externa, foi proposto uma forma de atuação estratégica, seja reforçando metas e objetivos já destacados pela própria empresa, seja apontando novas formas de atuação.
Palavras-chave: Ambiente Interno. Ambiente Externo. Estratégia. Forças. Fraquezas. Ameaças. Oportunidades.
SUMÁRIO
1 Introdução
Administrar uma organização é conduzi-la por caminhos cheios de obstáculos e dificuldades a cada instante, pois, com o passar dos anos aumentam cada vez mais as incertezas sobre a sobrevivência organizacional, daí a necessidade da formulação de estratégias.
Conforme vimos no curso de Estratégias Empresariais, a estratégia é um guia para decisões sobre interações com oponentes, de reações imprevisíveis, que compreende as ações e reações sobre aspectos do negócio, e a preparação para obter vantagem nas interações. O termo engloba ainda, segundo Aaker (2001), o mercado onde a empresa irá competir, os investimentos a serem