Antropologia Ética e Gestão
Uma reflexão sobre aprendizagem e formação profissional a partir da historia de Osvaldo.
Relações entre o trajeto da tartaruga e maneiras concretas (praticas) de, como pessoa, limitar-se ou transcender-se
A importância de desenvolver o pensamento complexo na área de gestão.
Às vezes estamos tão cegos dentro do nosso objetivo, que não queremos saber mais nada alem de alcançarmos, e quando alcançamos colocamos outro dentro do próprio, se focando em uma coisa só, deixando muitas coisas de lado, vendo que a proposta de uma metodologia interdisciplinar não pretende afastarmos do caminho da especialização, pois se não se especializarmos em alguma área, sabemos que não teremos boas chances de sobreviver profissionalmente. Deixar fluir o teu lado profissional, não optar para agradar um familiar, e sim pelo o que gostamos, pra sermos felizes dentro da profissão, tomando cuidado para não ficar igual o Dr. Osvaldo, perdendo a noção das diferenças, parte, todo, entre meio e fim, real e imaginário.
A vida da tartaruga mostra que assim como seres humanos os animais também lutam para viver, com dificuldades, nada na vida vem sem esforço, mas temos que ser fortes como a tartaruga mãe, não impondo limites em nos mesmas, como aquelas velhas frases que carregamos: eu não posso, não consigo, aqui onde estou esta bom, não corro riscos! Se nos limitar mos dentro do ovo, nunca saberemos do mundo lá fora que nos espera com um lindo mar! Supere seus próprios limites, pois se um dia teve a tartaruga mãe, com certeza podemos ser parentes dela, ou seja: se tem grandes pessoas no mundo, lideres podemos ser, tudo é uma questão de escolha.
O pensamento complexo é muito importante na área de gestão, para gerar novas idéias, resolver problemas, para tornar mais fáceis as negociações e o gerenciamento de conflitos, também ajuda na comunicação, não somente nas equipes, mas entre as diferentes áreas da organização, lida com a incerteza