ANALISE DOS PCN NA ALFABETIZAÇÃO
Curso: Pedagogia
Prof: Daª Cândida Mara Leite
Alunas: Glaucina Maria Gomes
Lariana Sousa Santos
Milene Tereza de Oliveira
Letramento e Alfabetização II
Vitória da Conquista – Ba2012
Apresentação
Este projeto PACTO consiste em um trabalho de intervenção em que a aprendizagem dos alunos é concebida com preocupação central de um projeto cooperativo que envolve professores, coordenadores pedagógicos e alunos da escola Municipal Pedro Alves Cunha.
No desenvolvimento deste projeto PACTO, decidiu-se por uma estrutura que atendesse a condições de aprendizagem mais propícias aos interesses e necessidades dos alunos que serão alfabetizados. Pesou-se numa estratégia que fugisse a sistemática escolar, pelo fato de que a maioria das crianças e jovens já passaram por uma situação de fracasso.
Assim sendo, optou-se por um trabalho onde a criança irar superar suas dificuldades de aprendizagem.
Analise dos PCN na Alfabetização
Historicamente o termo alfabetização, em linhas gerais, significa na leitura, a capacidade de decodificar os sinais gráficos, transformando-os em sinais gráficos.
A partir dos anos 80, o conceito de alfabetização foi ampliado com as contribuições dos estudos dos PNC sobre a psicogênese da aquisição da língua escrita particularmente com de Emilia Ferreiro e Ana Taberoskv. De acordo com estudos, o aprendizado do sistema de escrita não se reduziria ao domínio de correspondências entre grafema e fonemas (a decodificação e a codificação, mas se caracterizaria como um processo ativo por meio do qual a criança, desde os primeiro contatos com a escrita, construiria e reconstruiria hipóteses sobre a natureza e o funcionamento da língua escrita, compreendida como um sistema de representação.
De acordo com os PCN, sobre psicogêneses da língua escrita mostram que as crianças começam a interagir com textos mesmo antes de entrarem na escola.
Vão construindo hipóteses coerentes sobre a leitura e a escrita, a