O ensino de carografia

1994 palavras 8 páginas
S SERIES O ENSINO DE CARTOGRAFIA:
Abordagens do conteúdo didático e aprendizagens da cartografia no ensino fundamental II

Adenilsa Souza dos Santos
Manoelito Reis Nascimento Junior

RESUMO

Este artigo propõe uma breve reflexão sobre o ensino da cartografia no ensino fundamental II (6º ao 9º) utilizando como subsídios: a análise dos conteúdos cartográficos abordados em sala de aula, pesquisa bibliográfica e entrevistas baseadas na amostra de 20% dos alunos e do professor da disciplina Geografia do 6º ano de uma instituição privada de ensino do município de Santa Inês-Bahia. Com base na amostra e através de estudos sobre o conteúdo contido no livro didático da série em questão, observou-se que a alfabetização cartográfica vem sendo agregada cada vez mais como objeto essencial para os estudos geográficos, desde o conhecimento de seus elementos mais rudimentares, aos conceitos de instrumentos mais sofisticados, como o GPS. Observou-se a utilização de recursos cartográficos em sala de aula, e a integração dos elementos cartográficos - como a utilização de mapas - em disciplinas como ciências e história, conforme proposto pelo PCN no que tange a ligação do ensino geográfico e suas interações com outras disciplinas, pois nele ressalta-se que a Geografia é uma área dinâmica comprometida com a explicação e a compreensão do mundo.

Palavras-chave: Cartografia, Ensino de Geografia, Ensino Fundamental II.

INTRODUÇÃO

A confecção e construção de mapas são práticas iniciadas em épocas bastante remotas, desde quando o homem começou a se preocupar com sua localização na terra, mapeando o lugar ou a “paisagem” habitada.
A partir de suas necessidades, o homem começou a confeccionar documentos, ainda de forma rudimentar, que hoje conhecemos como mapas, utilizados para informar rotas marítimas (mapas náuticos) e com muito mais frequência para a delimitação de territórios, bem como das riquezas que estes abrigavam. Com o passar dos tempos foram surgindo mudanças e

Relacionados