Analise Do Livro Chapeuzinho Amarelo
Faculdade de Educação - FACED
Curso de pedagogia 2013. 1
Profª : Simone Assunção
Aluna Tathiana Andrade Sanches
O presente trabalho tem como substrato de suas reflexões o livro Chico Buarque da Coleção Itaú de livros infantis: Chapeuzinho Amarelo Editora José Olypio 27ª edição .
O livro Chapeuzinho Amarelo, escrito por Chico Buarque introduziu o autor como escritor de literatura infantil e é uma espécie de releitura bem humorada da história de Chapeuzinho Vermelho, foi lançado a primeira vez em 1979 pela editora Berlendis & Vertecchia Editores Ltda e ilustrado por Donatella Berlendis e nesta editora foi publicado até a 6ª edição, e relançado em 1997 pela editora José Olympio com ilustração de Ziraldo. A capa do livro possui a imagem de uma menina de chapéu amarelo sorrindo, um belo designer gráfico, e traz a indicação que o livro faz parte da Coleção Itaú de livros infantis.
Chapeuzinho amarelo é considerado um clássico da literatura infantil brasileira, tendo o selo de Considerado altamente recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 1979, a obra também recebeu o Prêmio Jabuti de ilustração, 1998, da Câmara Brasileira do Livro.
De maneira lúdica, Chico trata com bom humor dos nossos medos. E quem não tem medo de alguma coisa? E o mais importante: o autor ensina as crianças a como superar fobias.
Dando continuidade logo ao abrir o livro, Chico diz que “A historinha foi feita para Luisa. O livro é dela, da Silvia, da Helena, da Janaína, da Alaíde, da Luiza, do Antônio e de outros”. E, na sequência, inicia a narração.
O livro apresenta Chapeuzinho Amarelo, narra às aventuras, de forma bem humorada, de uma menina que sofria de um mal terrível, ela tinha medo de tudo, amarela de medo. E de todos os medos que ela tinha, o maior era o de um dia encontrar o desconhecido “o tal do lobo”. Mas, quando Chapeuzinho amarelo encontrou o lobo, o seu medo foi passando de tal forma que o algoz, o lobo acabou virando um