Fichamento Dalai Lama
Tese: A ideia central do livro se caracteriza pela revolução espiritual. Conforme diz o autor, várias pessoas sabem e tem conhecimento das ideias presentes nessa obra. Porém, a principal intenção do texto é dar atenção a quem não conhece essas ideias. O autor ressalta que independente de classe social, cor da pele e todas as diferenças, todas as pessoas querem ser felizes, e coloca a questão central do texto sendo qual o método para alcançar a felicidade.
Argumentos:
A busca pela felicidade é colocada no texto como contraditória, perante a modernidade. O que leva as pessoas a continuarem buscando felicidade é a esperança de melhorar a vida que têm. Nessa busca, o dinheiro é colocado como fator importante para se alcançar uma vida melhor, e consequentemente, a felicidade. A contradição se faz presente na ideia de que nos países mais desenvolvidos a felicidade seria facilmente alcançada, e, por outro lado, isso não aconteceria nos países mais pobres do globo. Essa ideia é facilmente quebrada quando percebe-se uma série de descontentamentos na vida moderna, sejam eles financeiros, afetivos ou profissionais. Isso acontece porque na modernidade, as posses materiais fazem o papel de suprir as carências da população. Não existe um sentimento de coletividade, assim há um alto grau de individualismo e as pessoas acabam por só olharem para si mesmas. Isso acirra a competição e ambição dos indivíduos entre si.
Dessa forma, o autor supõe que o desenvolvimento e a falta de felicidade estejam diretamente interligados. Ele explica também que apenas conhecimento não traz felicidade, pois acabamos por não questionar as teorias científicas, uma vez que adotamos a ciência como verdade absoluta. Passa-se a adotar o ponto de vista individual como inquestionável, e dessa forma, estimula-se a intolerância aos pensamentos diferentes. A eficiência da tecnologia científica não dita um padrão de moral, e assim, os