Analise do ambiente interno
Conforme Biagio e Batocchio (2005), “antes de estabelecer os objetivos estratégicos, a empresa necessita analisar o seu ambiente interno, ou seja, tudo aquilo que está sob controle da empresa, os aspectos organizacionais, os aspectos de marketing, os aspectos financeiros, os aspectos pessoais e os aspectos de produção”.
A análise de marketing levará em consideração, se os produtos ou serviços desenvolvidos pela empresa atendem à necessidade dos clientes e se são eficientes às formas de fidelização dos clientes. Em finanças, serão analisados índices, como, lucro e retornos, capital de giro, entre outros. A área de recursos humanos será analisada, a forma como a organização vê as pessoas e o quanto são valorizadas. Por fim a área de produção terá como análise, as tecnologias e equipamento, os tempos de intervalo, e o uso de sistemas de controle. (OLIVEIRA; SILVA, 2006)
Para Barney e Hesterly (2007), “o objetivo da analise interna é identificar os pontos fortes e os pontos fracos da empresa, estabelecendo quais pontos possuem vantagens competitivas e quais pontos precisam ser melhorados”.
Através desse propósito é possível identificar a seguir, os pontos fortes e fracos associados.
Pontos fortes
a) Qualidade nos serviços; b) Pontualidade na entrega dos serviços; c) Atendimento personalisado; d) Boas condições de pagamento; e) Investimento em tecnologia; f) Localização estratégica; g) Grande investimento na área de marketing; h) Qualificação dos funcionários.
Pontos fracos
a) Pouca conhecida no mercado; b) Dificuldade em obter mão-de-obra especializada.
OLIVEIRA, Jayr Figueredo de; SILVA, Edison Aurélio da. Gestão Organizacional: descobrindo uma chave de sucesso para os negócios. São Paulo: Saraiva, 2006.
BARNEY, Jay B. ; HESTERLY, William S. .Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall,