Analise de ambiente interno
Apresentação: O objetivo é apresentar alguns elementos conceituais e metodológicos para uma análise sistemática do ambiente interno da instituição.
Inicialmente, apontamos algumas dificuldades reais para uma auto avaliação da organização. Divergências de opiniões, defesas previas de posições ou ataques a pessoas ou a setores, podem tornar a analise inútil e até prejudicial. Apresentemos ainda formas de contornar as dificuldades.
Conceituamos os pontos fortes, pontos fracos e pontos a melhorar como características internas reais da organização que podem coloca-las em posição vantajosa ou desvantajosa diante de sua clientela ou de seu público alvo.
Diz-se que conhecer os outros é mais fácil do que conhecer a si próprio, para muitos o autoconhecimento parece uma tarefa praticamente impossível. No entanto, apesar de tão difícil, porque será que é tão importante avaliar a situação interna da organização para que haja um bom andamento de um plano estratégico? Ora, é justamente pelo conhecimento das forças e fraquezas da organização que se constroem as melhores estratégias corporativas e competitivas.
Auto avaliação, uma dificuldade real
Todos nós já defrontamos com situações em que as pessoas, ao nosso redor, estão vendo algum problema grave em nós, o qual nós mesmos não percebemos. São chamados de pontos cegos. Às vezes a situação é ainda pior, se vemos, fazemos de conta que ele não existe, negando qualquer problema para não nós comprometermos em concertar aquilo que já sabemos que está errado. Geralmente, colocamos a culpa em alguém ou dizemos que aquilo é assim mesmo e que não há como mudar.
Fenômeno similar acontece com empresas ou entidades, muitas vezes todo mundo está vendo as deficiências e os pontos fracos da nossa instituição, clientes, fornecedores, funcionários, parceiros, concorrentes, público em geral e até a opinião pública, só nós não os vemos.