Analise de texto
Analise dos textos:
Historias da Indisciplina Escolar: O trabalho com os professores.
Historias da Indisciplina Escolar: O trabalho com os alunos.
O meio e o professor do ponto de vista de diversa perspectivas da alfabetização inicial.
Revista Brasileira de Estudos pedagógicos 165.
A procura das possíveis causas da indisciplina e da suposta falta de interesse dos alunos em sala de aula é uma constante para o professor, já que o mesmo, comprometido com o resulta do seu trabalho, preocupa-se em saber se aquilo que ensina é aprendido por todos e não somente por uma parte da sala.
Lendo as possíveis causas atribuídas tanto por professores quanto alunos, logo noto que o tema é bem complexo, mas os mesmos apontam caminhos para sair destes entraves. Os professores logo de inicio apresentam como a causa da indisciplina, a dificuldades externas dos alunos, convívio social, famílias desestruturadas entre outras, retirando do seu escopo de ação, possíveis soluções. Esses comportamentos tendem a aumentar o estigma que o professor carrega de certos grupos sociais, o que tendem a agravar o problema como o tempo, não que estes fatores não influenciem certos comportamentos em sala de aula, mas jogar para a família e o convívio todos os problemas, não ajuda nem alunos nem professores a acabarem com os problemas de indisciplina.
O foco do professor no certo e errado dificulta e facilita a estigmatização do aluno principalmente, ao tomar que existem formas corretas e formas incorretas de se portar em sala de aula, o professor ao definir como disciplinado e eficiente o aluno que não causa problemas ao professor, não interage com a turma e só participa quando lhe é permitido gera problemas ao seu trabalho.
É notável a responsabilidade do professor na geração da indisciplina, os alunos quando apontam que existem dois tipos de reações em sala, uma considerada justa pelo mesmo e outra não, os alunos respondem a autoridade com