Analise de Reversão em Tilápias
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
EXPERIMENTAÇÃO
AVALIAÇÃO DE REVERSÃO SEXUAL EM ALEVINOS DE TILÁPIA (OREOCHROMIS NILOTICUS) COM DIFERENTES MÉTODOS DE REVERSÃO: ALIMENTAÇÃO COM HORMÔNIO, BANHO DE HORMÔNIO E TEMPERATURA.
CLAUDIVANE DE SÁ TELES OLIVEIRA
Cruz das Almas
Maio- 2013
Avaliação de reversão sexual em alevinos de tilápia (Oreochromis niloticus) com diferentes métodos de reversão: alimentação com hormônio, banho de hormônio e temperatura.
A tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), embora sendo uma espécie exótica, possui potencial para alicerçar a expansão da piscicultura nacional.
A maioria das espécies de tilápias alcança a sua maturidade sexual muito cedo (geralmente entre o 4° ou 6° mês de vida). Os machos, desta espécie, apresentam maior ganho de peso e melhor conversão alimentar quando comparado com as fêmeas (pois estas focam suas energias para a reprodução). Desta forma, a aplicação da técnica de reversão sexual se torna necessária para o aumento da produção de machos e consequentemente aumento da rentabilidade.
No Brasil, foram proibidos a importação, produção e comercialização e o uso de substâncias naturais ou artificiais para crescimento e/ou engorda de animais de abate (testosterona é aceita com doses inferiores a 2 mg.kgˉ¹). Anabolizantes como a testosterona muitas vezes usados na produção animal, não são permitidos na Europa, já nos Estados Unidos, é permitido o seu uso em produtos de origem animal.
Com a alta produção de tilápia, é importante que o consumidor se assegure de que o produto a ser consumido esteja dentro dos padrões de segurança alimentar. Mas por outro lado é de fundamental importância o estudo de métodos eficientes para o desenvolvimento da tilapicultura.
Sendo assim pesquisa-se métodos de reversão sexual que melhor atende as necessidades do produtor e que não coloque em risco à saúde do consumidor.
Finalidade e justificativa: A técnica de