Piscicultura - tilápia
A piscicultura é a arte de criar peixes. Para entrar na atividade comercialmente é necessário se munir de informações técnicas e treinamento adequado. Para ingressar no mercado de forma competitiva e com qualidade é preciso aprofundar o conhecimento sobre o assunto, e manter-se sempre atualizado acompanhando as atualizações do mercado.
A diretriz básica para o cultivo de peixes em viveiros escavados apresentados neste trabalho aplica-se ao cultivo da Tilápia e também servirá para outros peixes regionais.
Neste trabalho trataremos da criação de Tilápia em Viveiros Escavados.
Introdução
O Brasil destaca-se por possuir imenso potencial para o desenvolvimento da piscicultura, podendo ser uma alavanca de desenvolvimento social e econômico, possibilitando o aproveitamento efetivo dos recursos naturais locais, principalmente os hídricos e a criação de postos de trabalhos assalariados. Entretanto, existem inúmeras variáveis que condicionam ou afetam o sucesso de um empreendimento rural, sendo difícil determinar quais são aquelas que contribuem fundamentalmente para caracterizar um bom empresário rural.
A piscicultura constitui-se em um moderno sistema de produção agropecuária.
Entretanto, para obter os lucros esperados, devem-se manejar métodos adequados e modernos baseados em princípios científicos, ecológicos, tecnológicos e econômicos. Projetos executados sem as devidas análises econômicas podem constituir-se num caminho curto para o fracasso (Casaca e Tomazelli Júnior, 2001), como por exemplo, o conhecimento e análise dos custos de operação dos projetos de cultivo de peixes (Saint-Paul, 1986).
Uma das modalidades de piscicultura que mais vem se desenvolvendo no Brasil é a criação de peixes em sistemas de tanques-escavados instalados em grandes reservatórios, constituindo-se numa alternativa viável para geração de empregos e renda (Agência Nacional de Águas, 2005).
As principais vantagens desse sistema produtivo são: menor variação dos