Administração
. O homem moderno, ou seja, o homem organizacional, para ser bem-sucedido em todas as organizações, precisa ter as seguintes características de personalidade:
• Flexibilidade, em face das constantes mudanças que ocorrem na vida moderna e da diversidade de papéis desempenhados nas organizações.
• Tolerância às frustrações para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre necessidades organizacionais e necessidades individuais, cuja mediação é feita através de normas racionais, escritas e exaustivas.
• Capacidade de adiar as recompensas e poder de compensar o trabalho rotineiro na organização em detrimento de preferências pessoais.
• Permanente desejo de realização para garantir cooperação e conformidade com as normas organizacionais para obter recompensas sociais e materiais.
2. Com referência à abordagem múltipla: recompensas: recompensas materiais e sociais o que podemos dizer?
Os estruturalistas abrangem todas as recompensas utilizadas pela organização para motivar as pessoas. Tanto a abordagem da Teoria Clássica como a das Relações Humanas são fragmentárias e parciais. O significado das recompensas salariais e sociais e os símbolos de posição (tamanho da mesa ou escritório, carros da companhia etc.) são importantes na vida da organização.
3. Com relação à abordagem múltipla: os diferentes enfoques da organização dizemos que as organizações podem ser concebidas segundo duas diferentes concepções. Quais. Comente-as.
Abordagem múltipla: os diferentes enfoques da organização Para os estruturalistas, as organizações podem ser concebidas segundo duas diferentes concepções: 1. Modelo racional da organização. A organização é um meio deliberado e racional de alcançar objetivos organizacionais. Os objetivos são explicitados – como maximizar os lucros -, e todos os componentes da organização são escolhidos em função de sua contribuição aos objetivos.