A PRODU O DE TIL PIA NO BRASIL
Nesta entrevista o doutor em aquicultura Fernando Kubitza fala sobre a produção de tilápias no Brasil, suas regiões mais favoráveis, sua atual situação frente ao mercado nacional e internacional. Confira:
Portal Matsuda
O mercado de tilápia e de pescado em geral no Brasil continua com demanda maior do que a oferta
Portal Matsuda: Como está o mercado da tilápia no Brasil?
Kubitza: O mercado de tilápia e de pescado em geral no Brasil continua com demanda maior do que a oferta, a ponto do Brasil continuar importando grande quantidade de pescado. Estimamos que a produção atual de tilápia se aproxime de 210.000 toneladas/ano (o que corresponde a aproximadamente 1 kg per capita/ano). Praticamente toda essa produção é destinada ao mercado interno, que paga melhor preço aos produtores (frigoríficos) do que o mercado internacional, mesmo com a valorização do dólar perante o Real este ano. Acredito que a exportação somente começará a se viabilizar com uma taxa de câmbio acima de BRL 2,80/USD. O filé fresco de tilápia, qualidade exportação, tem sido comercializado nas grandes redes de supermercados do Brasil a preços que variam entre os R$26,00 e R$30,00 o quilo. Este preço se aproxima do preço do salmão eviscerado.
Em qual região do Brasil está concentrada sua maior produção?
Kubitza: A tilápia é produzida em praticamente todas as regiões do país, exceto na região norte onde sua produção é inexpressiva. A região nordeste é a principal região produtora, com destaque aos estados do Ceará, Pernambuco e Bahia. Na região sul, o Paraná é o maior produtor. São Paulo se destaca no sudeste, com grande expansão nos cultivos nos últimos 10 anos.
Portal Matsuda: Nos últimos anos nos deparamos com um cenário de constante crescimento da produção de tilápia no Brasil. Em sua opinião, ao que se deve este crescimento?
Kubitza: Este crescimento se deve primeiramente a grande aceitação do mercado aos produtos da tilápia cultivada, particularmente quando os