Estruturas Organizacionais Inovadoras
Modelos de Criatividade e Inovação
2013/2014
Estruturas Organizacionais para a Inovação
Trabalho Individual
Introdução
O mundo em que vivemos é inconstante, turbulento e carateriza-se pelas permanentes mudanças nos mais diversos contextos. Drucker (1970) utiliza a expressão era da descontinuidade para representar um mundo onde a mudança não se faz por etapas sucessivas e lógicas. Portanto, trata-se de uma descontinuidade que provoca uma total rutura com o passado e onde se torna difícil qualquer previsão a respeito do futuro. Todas essas transações provocam profundos impactos na vida de uma organização, uma vez que o seu sucesso acaba por depender sobretudo da sua capacidade de analisar e interpretar a realidade externa, pois só assim estas conseguem aprimorar-se e tornar-se competitivas.
A inovação é uma operação cujo objetivo é instalar e promover uma determinada mudança, isto é, consiste na rutura do hábito, na obrigação de pensar em novas formas e ideias, e processa-se através da organização e utilização criativa de recursos que permitam alcançar um nível mais elevado de realização dos objetivos estipulados à priori (Andrade, s/d). Esta é uma competência-chave que representa a diferença entre o sucesso e o declíneo de uma organização, logo é um elemento absolutamente necessário para a longevidade dos negócios, assim como o fator mais importante para determinar o êxito das empresas.
A condição inovadora de uma organização pode ser definida de diferentes formas e com base em diversas dimensões como a cultura, o ambiente organizacional e a Gestão de Recursos Humanos implementada, porém, o presente trabalho remete para a questão da estrutura organizacional, atribuindo-lhe um maior destaque enquanto dimensão fundamental para a promoção de inovação.
Estruturas Organizacionais para a Inovação
As organizações inovadoras são espaços que estimulam a geração de ideias, facilitam as