Analise de filme
VELHICE
FILME: E SE VIVESSEMOS TODOS JUNTOS?
Unisal- 2013
Introdução
Este trabalho trata-se de um estudo de analise de filme ligado a matéria proposta em sala de aula, velhice.
O envelhecimento é algo comum é indeclinável. Este geneticamente escrito e é influenciado por fatores ambientais e hereditários, contudo as modificações e o desenvolvimento físico e cognitivo não ocorrem de forma igual e segmentada em todas as pessoas, uma vez que depende do estilo de vida que a pessoa leva.
Os estudos nessa área são grandes, já que a tendência mundial é querer viver sempre mais, ou seja, varias formas de retardar o envelhecimento foram e estão sendo desenvolvidas. A relação proposta pelo filme é sinalizar o que é inevitável: o ciclo final da vida “Velhice”, “terceira idade”, “boa idade”, levando em consideração a solidão, a incompreensão dos familiares, à demência senil, o câncer em fase terminal, a sexualidade as mudanças físicas, cognitivas, psicossociais e outras dificuldades enfrentadas nesta fase.
O nosso objetivo é fazer uma relação dos temas abordados no filme com a matéria estudada.
Velhice
Falsas concepções sobre a velhice são criadas diariamente pela sociedade, isso porque a nossa sociedade tende a depreciar a até a marginalizar a velhice, isto porque, ainda existe um estigma negativo que circunda a velhice, podemos citar alguns mais comuns. Por exemplo:
- Estágio da vida desgastante e cansativa
- Falta de capacidades físicas, cognitivas e emocionais
- Já não servem para ajudar ou trabalhar, só dá trabalho
A sociedade não pode aceitar essas idéias do senso comum, é certo que a ultima etapa da vida traz transformações para a vida do ser humano mas afinal de contas