Processos gerenciais
1. Introdução
Desde que o homem deu inicio as atividades que geram resultados em longo prazo faz-se necessário que se crie um plano de ação e previna todos os erros possíveis que podem ocorrer durante o trajeto.
A Agricultura foi o pontapé inicial para que se instalasse a ideia de planejamento e com ela também surgiu à necessidade de que o homem tivesse moradia fixa e a formação de família. É certo que de lá para cá muitas águas já rolaram e cada vez mais a necessidade de planejar e administrar faz-se necessário visto que o mercado exige pessoas e produtos cada vez mais qualitativos e eficazes no que se trata de atender as necessidades do mundo moderno.
Baseado nesta ideia de que cada quanto mais planejada maior será o sucesso, as organizações que desejam se manter no mercado deve procurar se instruir de todas as informações necessárias para que seu negócio se mantenha no rumo desejado.
2. A ideia da visão empreendedora
Segundo dados do SEBRAE, a taxa de mortalidade das empresas chega a 70% nos seus primeiros 5 anos de atividade. Dados estes que são embasados em pesquisas que apontam que o maior causador destas taxas tão elevadas é a falta de planejamento que envolve vários aspectos do negócio, tais como: público alvo, conhecimento sobre a concorrência, plano estratégico de retenção de clientes, principais diferenças competitivas do que já existe no mercado.
Segundo Roberto Shinyashiki em sua obra “Veja o futuro antes" a visão de futuro é a competência mais importante que deve ter um empreendedor, enxergar onde as outras pessoas não enxergam nada, ou melhor, fazer dos problemas a solução tendo uma visão otimista e ousada. Segundo ele, o empreendedor que planeja, enxerga no problema a