Patrimonio liquido
Introdução
Patrimônio é o conjunto de Bens e Direitos de uma pessoa avaliada em moeda. Desta forma o patrimônio pode ser visto da seguinte forma:
Sendo:
Bens: coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica. Podendo ser classificado em: • Bens Materiais: como o próprio nome já diz, são aqueles que possuem corpo, matéria. Subdividem-se em: - Bens Móveis: os que podem ser removidos do seu lugar, exemplo: mesa, veículos, máquina, mercadorias, etc.; - Bens Imóveis: os que não podem ser deslocados do seu lugar natural, exemplo: casas, terrenos, edifícios. • Bens Imateriais: são aqueles que, embora considerados bens, não possuem corpo, não tem matéria. São determinados gastos que a empresa faz, os quais, por sua natureza, devem ser considerados parte do seu Patrimônio. Os mais comuns são: - Benfeitorias em Imóveis de Terceiros: são gastos de melhorias em imóvel que não é de propriedade da empresa. - Fundo de Comércio: valor pago a um ponto de comercio, sua clientela, fama de uma loja, etc. - Patentes: importância gasta o registro de um novo produto, somada a todas as despesas de pesquisa necessária para obtenção do invento.
Direitos: considerado como todos os valores que a empresa tem a receber de terceiros, exemplo: duplicatas a receber.
Obrigações: constituem todos os valores que a empresa tem a pagar para terceiros, exemplo: duplicatas a pagar, impostos a pagar.
O Patrimônio Líquido, é a soma dos bens e direitos (elementos patrimoniais positivos) diminuída da soma das obrigações (elementos patrimoniais negativos). Patrimônio Líquido significa a sobra, o resíduo em valor dos elementos patrimoniais. Pode ser representado da seguinte forma:
Lucros ou Prejuízos Acumulados:
Essa conta representa o saldo remanescente dos lucros (ou prejuízos) líquidos das apropriações para reservas de lucros ou dos dividendos