Analise De Conjuntura Betinho
Para se fazer a analise de conjuntura é necessário identificar o que constitui a realidade, quais são os seus ingredientes, os seus atores e os interesses envolvidos.
Sem perceber, nós diariamente fazemos análises de conjuntura. Ao sairmos de casa, por exemplo, analisamos o tempo, o trânsito, o ambiente e tomamos uma decisão que é baseada em uma avaliação da situação vista sob o ponto de vista do nosso interesse ou necessidade.
São necessárias definir algumas categorias para se ter uma analise de conjuntura melhor :
Acontecimentos: É um passo fundamental para se caracterizar e analisar uma conjuntura, nesse passo, temos que distinguir os acontecimentos segundo sua ordem de importância.
Palcos dos acontecimentos: São os locais em que os acontecimentos ocorrem, esses cenários estão em mudança constante, o que afeta o processo.
Atores: O ator é o que representa determinado papel dentro de um contexto, ele não é necessariamente um individuo, mas pode ser uma classe social, um país, etc.
Relação de forças: A forma com que os indivíduos e grupos se relacionam, pacificamente ou não.
Podemos dizer que as análises de conjunturas são conservadoras: sua finalidade é reordenar os elementos da realidade, para manter o funcionamento do sistema.
A análise de conjuntura é um elemento fundamental na organização da política, na definição de estratégias e táticas das forças sociais.
Podemos concluir neste resumo que a análise de conjuntura é uma mistura de conhecimento e descoberta, é uma leitura especial da realidade e que se faz sempre em função de alguma necessidade ou interesse.