Como se faz análise de conjuntura econômica
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
SÃO PAULO 2014
Conjuntura econômica:
Resumo/entendimento do livro “Como se faz análise de conjuntura” do Hertert José de Souza – “Betinho”
SÃO PAULO
2014
Resumo/entendimento do livro “Como se faz análise de conjuntura” do Hertert José de Souza – “Betinho” Neste livro fica claro a que a intenção do autor é fazer que todos nós tenhamos uma visão mais “macro” do mundo, do país em vivemos, como nos relacionamos com os países vizinhos, estados, cidades e sociedade como um todo.
Nenhum pré-julgamento é bem-vindo, temos que obter informações da mais variadas possíveis para minimizar a alienação dos assuntos pertinentes a nossa vida.
Para isso é necessário entender que para fazer uma análise coerente de uma conjuntura, existem 5 importantes categorias:
Acontecimentos; que é diferente de fato. Acontecimentos são considerados eventos que se tornam marcantes.
Cenários; em qual contexto está acontecendo, micro e macro ambiente. Ex: capital mundial que é “sistema produtivo articulado em escala mundial sob a liderança das grandes corporações e bancos transnacionais”.
Atores; quem são as pessoas e/ou entidades envolvidas.
Relação de forças; nível de influência.
Articulação; entre estrutura e conjuntura.
Trazendo para o mundo e governo atual, podemos fazer o paralelo de que nosso sistema de poder político é transnacionalizado, por tanto, nem sempre estão preocupado com os interesses de seu povo, há uma grande força voltada ao interesse do mundo e em outras economias, ficando assim para um segundo plano os interesses populacionais. Mas para que isso não fique tão visível, o Estado monopoliza os veículos e informações que serão de conhecimento de todos, através de leis! Ex: tratando as “manifestações dos movimentos populares são tratados como manifestações agressivas do inimigo do Estado”, ou ainda