Resenha como fazer análise de conjuntura - betinho
FICHAMENTO EDP IV
Análise de Conjuntura
Assunto: Análise de conjuntura
Referência: JOSÉ DE SOUZA,H.Como se faz análise de conjuntura.31. Ed. – Petrópolis-RJ : Vozes, 2009.
Estudo e Desenvolvimentos de Projeto IV
“A análise de conjuntura é uma mistura de conhecimento e descoberta, é uma leitura especial da realidade que se faz sempre em função de alguma realidade ou interesse.” (p. 8) Nesse sentido nos enganamos ao achar que essa é uma tarefa simples. Ao contrário, existem categorias para a análise da conjuntura.São usadas ferramentas próprias para isso.
* Acontecimentos: são “fatos” considerados como acontecimentos especiais para determinada situação ou individuo.É importante que saibamos distinguir acontecimentos de fatos e depois distinguir os acontecimentos segundo sua importância.Os acontecimentos revelam sentidos que podem ser de suma importância para a análise de conjuntura.
* Cenários: Onde se passa o fato, existem diferentes cenários, para diferentes situações.
* Atores: Pode ser um ator social quando representa algo para a sociedade,pode ser uma instituição também pode ser um ator social.
* Relação de forças: Os grupos sociais estão sempre em relação uns com os outros, e essa relação pode se dar de forma igualitária ou dominadora. Identificar o tipo de relação que existe em determinada situação pode ajudar muito na hora de fazer análise de conjuntura.
* Análise de fatos , eventos tendo como pano de fundo as estruturas ou articulação entre estrutura e conjuntura: Os acontecimentos, os atores sociais , os cenários estão sempre relacionados e tem uma relação com a historia, com as relações sociais. Essa ligação é o que chamamos de “relacionar a conjuntura á estrutura”.
Além desses requisitos também é necessário perceber o conjunto de problemas por trás de cada situação, quais as contradições que o geraram.
Podemos