Roteiro De F Sica
As partículas fundamentais do átomo são a próton com carga positiva, elétron com carga negativa e o nêutron que não possui carga elétrica. Um próton e um elétron têm valor absoluto igual, porém com sinal oposto. O valor da carga de um próton ou um elétron é chamado carga elétrica elementar e simbolizado por e. Onde: e = 1,6 x 10-19C (Coulomb)
O que você entende por uma carga elétrica?
Carga elétrica é um átomo não estabilizado. Nele sobram ou faltam elétrons, isso gera uma carga elétrica positiva ou negativa.
Compare as eletrizações por atrito, contato, com a eletrização por indução.
Na eletrização por atrito, como o próprio nome diz, atritando-se, ou melhor, colocando-se dois corpos constituídos de substâncias diferentes e inicialmente neutros em contato muito próximo, um deles cede elétrons, enquanto o outro recebe. Ao final, os dois corpos estarão eletrizados e com cargas elétricas opostas.
Dizemos que a eletrização por contato é um processo no qual um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro. De preferência, devem ser usados dois corpos condutores de eletricidade.
Já na eletrização por indução dizemos que a indução eletrostática é o fenômeno de separação das cargas elétricas de sinais contrários em um mesmo corpo. Portanto, esse tipo de eletrização pode ocorrer apenas pela aproximação entre um corpo eletrizado e um corpo neutro, sem que entre eles aconteça qualquer tipo de contato.
Expresse a lei de Coulomb identificando cada um dos termos envolvidos.
Essa lei enuncia que a intensidade da força eletrostática entre duas cargas elétricas é diretamente proporcional ao produto dos módulos das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
Onde:
F é a força,
K é a constante eletrostática,
Q1 é a carga 1,
Q2 é a carga 2 e d² é o quadrado da distância entre as cargas
A constante K depende da permissividade elétrica do meio. No