Analise de cardápio
TEXTO
1) Existe hostilidade entre juristas e sociólogos?
Há sim uma certa disputa entre juristas e sociólogos, que segundo o próprio autor, fez com que houvesse uma estagnação, e nascendo aí um atraso evidente impedindo assim o desenvolvimento da Sociologia do Direito no Brasil.
2) Existe segundo o autor atraso no desenvolvimento da Sociologia do Direito?
Existe sim, e esse atraso pode creditar a essa disputa entre as duas correntes.
3) Evidencie e explique as principais críticas empreendidas pelo autor em relação à Dogmática Jurídica e a Sociologia?
Ele deixa claro que o motivo desse atraso é tão somente a ”picuinha” entre as escolas, pois a de Juristas e as Faculdades de Direito relutam em aceitar outras idéias que fujam da Dogmática e já os Sociólogos e as Faculdades de Ciências Políticas entendem que a Ciência Jurídica através do positivismo do Direito não é a única via a ser seguida.
4) Explique a frase que se segue: “Sua intenção, fielmente levada a termo consiste em abordar os meandros dos temas sociológicos e jurídicos relativos aos tempos atuais”.
Segundo Barbato Jr, ao citar Regis Morais, ele aponta a preocupação do referido autor em tentar auxiliar todos os operadores do Direito a olharem essa ciência como fato social, advinda do meio social e que tenha voltadas sempre as atenções para que se melhore a qualidade social de vida.
5) Segundo o autor qual a importância das seguintes esferas analíticas: Histórica e Conceitual?
Cada via analítica tem o seu valor e importância, apesar de ambas sempre divergirem, há pontos em que elas interagem para que um fim seja alcançando e para que se busque um denominador comum.
6) Por que, segundo o autor não devemos nos deixar levar por jargões e reducionismo geralmente creditados a análise sociológica?
Ele é taxativo em enfatizar que termos pejorativos podem levar e induzir a pensamentos errôneos sobre um fato social. Seria inadequado quando