OS DESVALIDOS - FRANCISCO J.C. DANTAS
Os Desvalidos, romance de memórias, retrata a trajetória infeliz do sertanejo Coriolano. O qual teve sua casa invadida por Lampião, ainda na sua juventude, mas consegue fugir, deixando para trás sua terra natal: o Aribé.
O protagonista muda-se para o Rio das Paridas atormentado pelo medo do ataque do cangaceiro mais temido da região e lá pena a saudade de sua terra. Lembra-se sempre de sua infância e também dos dissabores que enfrentou naquela fuga. Vai viver em companhia do seu tio Felipe, um viúvo, que apaixona-se por Maria Melona, uma mulher atraente e corajosa. Casa-se com ela, mas seu casamento não dura muito, foi desfeito por calúnias motivadas por inveja, sendo Coriolano o pivô da separação, ao acusá-la de trair seu marido. Por isso, Maria Melona, resolve entrar para o bando de Lampião para vingar-se de Coriolano. Quanto ao tio Felipe, movido pelo desgosto sai pelo mundo como caixeiro-viajante. Coriolano na tentativa de encontrar o seu tio, sai como seleiro viajante, mas por uma coincidência infeliz, acaba encontrando-se com Lampião, o qual o obriga a prestar serviços a seu bando por um certo tempo.
Com a chegada de tio Felipe no Aribé trava-se uma batalha. Zerramo, um homem leal e destemido,que era compadre de Coriolano, enfrenta Lampião e este o mata. Coriolano covardemente abandona o corpo do amigo e foge para o rio das Paridas. E Tio Felipe é salvo por Maria Melona.
Ao saber da morte do famoso cangaceiro, Coriolano, alegra-se e começa planejar o seu regresso, porém isto não acontece devido a sua indeterminação e medo. É um desgraçado em tudo o que faz.
Ambos os personagens terminam frustrados. Coriolano, totalmente, não tinha sonhos, não tinha ofício próprio, vivia sempre a amuletar-se em alguém, não consegue nem voltar para sua terra natal e Tio Felipe, terminou louco, apenas conseguiu o ofício de amansador de cavalos da região que para ele, havia nascido para aquilo.
Enfim, o livro narra uma