Derramamento de Óleo
O óleo não se mistura com a água porque as cadeias compridas de carbono e hidrogênio têm propriedades muito diferentes da água. Na linguagem química “os óleo é não polar e a água é polar e tudo isto está relacionado com a distribuição de cargas elétrica nas respectivas moléculas”.
Para se unirem, as moléculas devem ter características parecidas, o que não acontece com óleo e água. Além disso, como a água é mais pesada que o óleo, ela vai para o fundo do recipiente, enquanto o óleo bóia.
2
A extração do petróleo nos oceanos é feita através de máquinas montadas em plataformas fixas ou móveis, que bombeiam o petróleo para o navio.
O vazamento de petróleo pode ocorrer em navios petroleiros, nas plataformas de extração e nos oleodutos de distribuição.
3
O petróleo é uma substância tóxica que causa diversos tipos de poluição ambiental. Dessa forma, o derramamento de petróleo nos mares e oceanos causa danos profundos ao meio ambiente.
4
O derramamento é um tipo de poluição ambiental muito difícil de ser contido, por diversos fatores.
O petróleo é um tipo de combustível fóssil de origem animal e vegetal formado há milhões de anos. É uma substância líquida oleosa de coloração escura encontrada em muitos lugares no mundo, que pode ser extraída no continente, em terra firme e também no assoalho oceânico.
5
Esse derramamento acontece em razão de falhas estruturais dos equipamentos, falhas humanas na execução e também pela pressão exercida no fundo do oceano que pode causar fissuras ou falhas no assoalho, escapando gás ou óleo. Em um desastre ambiental desse tipo são lançadas no mar quantidades enormes do produto, formando manchas que são espalhadas pelas correntes marítimas e pelas correntes de ar.
6
A poluição causada pelo petróleo é muito tóxica para os amimais marinhos e para as aves migratórias, além de prejudicar indiretamente a população que vive no litoral das áreas atingidas.
7
O