Analise de balanço e dvp no setor publico
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
NÍVEL I
Administração Científica
X
Teoria Clássica
Disciplina: Teoria Geral da Administração
Casca, março de 2010
Administração Científica
Iniciada por Frederick Taylor, a Administração Científica tem por base as tarefas, estudando o tempo e o movimento. Sua maior preocupação foi eliminar o desperdício nas indústrias e aumentar a produtividade tendo como apoio a engenharia industrial.
Taylor começou a observar que um operário que produzia pouco frente ao seu potencial físico recebia a mesma remuneração daquele que se esforçava. Este por sua vez perderia o interesse e deixaria de produzir na sua capacidade.
Num segundo momento, em 1911, Taylor publicou o livro “Princípios da Administração Científica” onde fala que a indústria sofria de três males:
• a vadiagem;
• o desconhecimento das rotinas de trabalho;
• a disparidade das técnicas e dos métodos de trabalho.
Segundo Taylor a Administração Cientifica era uma combinação de harmonia, ciência, cooperação, rendimento e desenvolvimento humano para alcançar eficiência e prosperidade, esta que deve ser assegurada tanto ao patrão quanto ao funcionário.
Taylor percebeu que os trabalhadores aprendiam suas tarefas observando seus colegas e que isso implicava em diferentes métodos de realizar a mesma tarefa. Isso fez com que ele criasse a Organização Racional do Trabalho (ORT). A ORT baseava-se em vários aspéctos: análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos, onde observando cada operação, Taylor viu que poderia decompor cada operação em uma ordenada série de movimentos simples e fixar um tempo-padrão para cada atividade. Num segundo momento estudou a fadiga humana com o intuito de evitar movimentos inúteis. A fadiga colocava o trabalhador em uma situação de perda de produtividade, qualidade, tempo, eficiência, além de ser um