Tecnologia e contabilidade
2. REVISÃO DA LITERATURA
A Demonstração das Variações Patrimoniais, de acordo com o Art. 104 da Lei n. 4.320, de 17 de março de
1964, evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.
KOHAMA (1999) esclarece que na Demonstração das Variações Patrimoniais são demonstrados os registros do sistema patrimonial, evidenciando a movimentação ocorrida no patrimônio, resultante de alterações nos valores de qualquer dos elementos do patrimônio público, por alienação, aquisição, dívida contraída, dívida liquidada etc.
Avaliar a gestão, a partir da atual Demonstração das Variações Patrimoniais e o consequente resultado patrimonial do exercício, verificando apenas variações resultantes ou independentes da execução orçamentária não permite nenhuma visualização da melhor alternativa gerencial para os gestores, no sentido de identificarem a melhor combinação de aplicação diante da necessidade de atender a prestação de um serviço demandado e avaliado pelos usuários, seja de receitas correntes para despesas de capital ou de receitas de capital para despesas correntes (RIBEIRO FILHO, 1998).
De conformidade com PETRI (1987) e MOTA (2004), a Demonstração das Variações Patrimoniais corresponde à Demonstração do Resultado do Exercício das entidades de direito privado com fins lucrativos. 3. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROPOSTAS PELA SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL (STN)