Contabilidade e tecnologia
A opinião de acadêmicos e profissionais da Contabilidade acerca do Exame de Suficiência da profissão Contábil, de Carina Timmermans, Pabla Regina Simoni e Patrícia Pereira; Revista Brasileira de Contabilidade; Ano XLII Nº201; MAIO/JUNHO2013.O tema do artigo escolhido pelas autoras é de extrema importância, para os atuais e futuros profissionais da contabilidade, pois o Exame de Suficiência é um dos norteadores da profissão contábil.
Como destacam as autoras, com o mundo globalizado e com a dinamização da profissão contábil, surge a necessidade de informações contábeis cada vez mais precisas e seguras, levando assim a nos questionar a respeito da qualidade técnica dos profissionais de contabilidade. O Conselho Federal de Contabilidade buscando avaliar essa qualidade, instituiu o Exame de Suficiência, tornando-o obrigatório para o exercício da atividade contábil.
Além de medir o nível de conhecimento dos profissionais, o Exame de Suficiência busca adequar as normas brasileiras de contabilidade aos padrões internacionais, oque é mais um dos motivos pelo qual ele veio para ficar. Esse exame não só valorizará a profissão como também será a garantia da qualidade dos contadores, trazendo benefícios diretos para as empresas. Sem sombra de dúvidas a medida fortalecerá a classe e trará somente ganhos.
Segundo as pesquisas realizadas com profissionais e estudantes da área, percebeu-se que tanto os estudantes como os atuais contadores entendem o exame como algo positivo e importante para a profissão, pois o exame servirá como instrumento para melhorar os níveis de ensino dos cursos superiores e de certa forma também servirá para separar os bons profissionais dos relapsos, pois a prova complexa exigirá dos mesmos um bom nível de conhecimento e entendimento a respeito do assunto em questão. Além de um constante