Os avanços da tecnologia na contabilidade
OS AVANÇOS DA TECNOLOGIA NA CONTABILIDADE
O interesse em pesquisar sobre a informatização da contabilidade surgiu devido às grandes mudanças ocorridas nos últimos anos que facilitaram o trabalho contábil, já que o mesmo passou por grande expansão devido o crescimento no comércio mundial.
Sabemos que a tecnologia quebra paradigmas, aproxima pessoas e interesses e a contabilidade também teve que acompanhar toda essa mudança para aprimorar um serviço tão necessário. Hoje fica difícil imaginarmos o setor contábil em atividade sem informatização, mas veremos que seus profissionais prestavam esse serviço, “esbarrando” nos entraves que dificultavam e muito a realização do mesmo.
Em tempos de globalização a tecnologia é imprescindível no trabalho contábil, pois presenciamos competitividade em todos os setores. Empresas, autônomos, concorrentes, todos exigem agilidade e competência. A tecnologia deixa de ser coadjuvante e passa a ser um recurso estratégico. Quem não estiver preparado, não investir em inovação, não for ágil o suficiente, fatalmente será excluído desse mercado, já que é necessária atualização e aprimoramento constantes.
Nesse estudo iremos abordar também, a mudança na postura do profissional de contabilidade, que apesar de seus serviços serem muito requisitados, veremos que os mesmos não eram valorizados e muito menos reconhecidos. Consequentemente após grandes mudanças, de maneira geral, esse profissional ganhou notoriedade.
(...) Watanabe (1996, p.22) comenta que esse profissional era considerado um agente auxiliar do comércio e estava sujeito as leis comerciais, ditadas pelo Código Comercial Brasileiro que, por sua vez, foi instituído pela Lei nº 556, de 25 de junho de 1850, sancionada pelo Imperador Dom Pedro II.
Para tanto será feito um estudo de caso onde, através de linguagem simples e acessível, se dará um direcionamento mais específico neste tema que, apesar de atual, ainda desperta muitas problemáticas e questionamentos. Esse