Contabilidade governamental
Aula 5 - Demonstrações Contábeis – Balanço Orçamentário Balanço Financeiro
Demonstrações Contábeis.
As demonstrações contábeis é o resultado do trabalho do contador, é uma compilação de diversas informações de uma entidade em um período.
As demonstrações exigidas pela lei nacional são: o Balanço Orçamentário, o Balanço Financeiro, o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Variações Patrimoniais, contudo a NBC T 16.6 exige mais duas demonstrações para a entidade: Demonstrações dos Fluxos de Caixa e Demonstração do Resultado Econômico DRE.
Balanço Orçamentário
um balanço que evidenciará as receitas e as despesas orçamentárias, por categoria econômica – Capital ou Corrente, confrontando o orçamento inicial e as suas alterações com a execução, demonstrando o resultado orçamentário.
O Balanço Orçamentário colocará as Receitas Correntes e as de Capital Prevista e executadas, de um lado e do outro, as despesas na forma de Créditos Orçamentários e Suplementares, Créditos Especiais e Créditos Extraordinários.
Estrutura:
O Balanço Orçamentário é estruturado com o objetivo de evidenciar a integração entre o planejamento e a execução orçamentária de despesas e recietas.
Metodologia de Elaboração
Receita orçamentária > Despesa orçamentária = Superávit orçamentário
Receita orçamentária < Despesa orçamentária = Défict orçamentário
Não confunda Superávit Orçamentário com Superávit Financeiro que é a diferença no final do exercício entre o Ativo Financeiro e o Passivo Financeiro
Análise do Balanço Orçamentário
• Receita Prevista > Receita Executada = Sinal Positivo = Insuficiência De Arrecadação;
• Receita Prevista < Receita Executada = Sinal