Hahahaa
Leonardo da Vinci viveu entre 1452 e 1519 e foi um dos maiores pintores italianos do Renascimento, além de um dos mais importantes gênios que a humanidade já teve. Foi também inventor, músico, filósofo, anatomista, engenheiro, arquiteto, escultor e um estudioso da matemática, pesquisando áreas de figuras e o desenho em perspectiva. Os esboços que deixou, em blocos de anotações, mostram sua capacidade de inventar máquinas, que só foram construídas muito tempo depois, como helicóptero, capacete para escafandrista, máquinas de cunhar moedas, macaco de automóvel, bomba de poço e roda hidráulica, entre outros.
A pintura foi o campo em que Leonardo da Vinci mais se destacou. Seu quadro mais famoso, "Mona Lisa", é também a pintura mais conhecida do mundo. Outra obra importante, "A Última Ceia", exerceu poderosa influência sobre várias gerações de artistas. Podemos dizer que nenhum homem conseguiu, até hoje, dominar tantos conhecimentos e tantos ramos das ciências e das artes como Leonardo da Vinci.
"Os meus segredos." Era assim que, em 1482, um jovem artista se referia às suas aptidões, em carta enviada ao duque de Milão, Ludovico Sforza. Num tom frio e calculado, ele oferecia seus serviços para tempos de guerra e de paz. Dizia-se capaz de construir pontes portáteis para perseguir o inimigo, cavar túneis por baixo de rios e destruir fortalezas. Afirmava ter inventado um novo tipo de bombarda, uma carreta blindada e um navio à prova de bombas. Também tinha planos para a construção de estranha arma submarina de defesa e ataque. Além disso, proclamava que, em época de paz, poderia realizar obras de pintura e escultura ao nível de qualquer artista importante da época.
Ludovico mandou chamar o audacioso jovem que lhe escrevera e, assombrado, pôde confirmar a universalidade de seus conhecimentos. Leonardo da Vinci não exagerara sua apresentação; aliava a uma personalidade fascinante a capacidade de escultor, pintor, arquiteto, engenheiro,