Governança corporativa
ADRIELLE
BEATRIZ
EDUARDO SOUZA
PAULO
THIAGO RODOLPHO
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO II
ESTUDO DE CASO
CABO FRIO,
MARÇO DE 2012
ADRIELLE
BEATRIZ
EDUARDO SOUZA
PAULO
THIAGO RODOLPHO
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO II
ESTUDO DE CASO
Trabalho acadêmico apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para aprovação na disciplina Tópicos II ministrada pelo prof. Leandro Cunha.
CABO FRIO,
MARÇO DE 2012
ESTUDO DE CASO:
Uma empresa familiar do ramo de ensino superior identificou novas oportunidades de negócios a partir de sondagens realizadas no mercado. Foi detectado pela diretoria que para expandir os seus negócios, a empresa teria que abrir seu capital de forma a captar recursos no mercado de capitais a um custo mais baixo e em maior escala. A diretoria percebeu que para conseguir sucesso na abertura, seria necessário passar por uma estruturação organizacional, baseado no conceito de unidades de negócios e a introdução de um modelo de gestão de valores da governança corporativa para agregar maior valor a seus negócios e traria melhor desempenho empresarial.
Dessa forma, foi decidido pela direção à contratação de uma consultoria para desenvolver esse plano e propor uma nova estrutura organizacional. De posse dessas informações, a sua equipe foi contratada para o desenvolvimento de um modelo de gestão a partir da seguinte estrutura organizacional:
ESTRUTURA CRIADA A PARTIR DO MODELO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA:
[pic]
Atribuições e Responsabilidades:
ASSEMBLÉIA GERAL:
Órgão soberano da Companhia, que congrega os acionistas e se reúne, ordinária ou extraordinariamente, mediante convocação efetuada na forma prevista na Lei das Sociedades Anônimas.
Assembléia Geral Extraordinária: Reunião dos acionistas, convocada e