A importancia da contabilidade para gestão pública e privada
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE ORGÃOS PÚBLICOS 4
2.1.1 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO 4
2.1.2 BALANÇO FINANCEIRO 5
2.1.3 DEMONSTRAÇÕES DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS 6
2.1.4 BALANÇO PATRIMONIAL 6
2.1.5 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 6
2.1.6 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ECONOMICO 6
2.1.7 DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES NO PATRIMÔNIO LÍQUIDO 6
2.2 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL 6
2.3 GESTÃO EMPRESARIAL DO AGRONEGÓCIO 7
2.4 A SIMULAÇÃO EMPRESARIAL NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM EMPRESA DE AGRONEGÓCIO 7
2.5 A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA CIÊNTIFICA PARA GESTÃO PÚBLICA E EMPRESARIAL 7
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9 1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade é tão importante quanto a informação para os gestores públicos e privados, ao contrário dos que muitos pensam sobre a contabilidade como ela sendo um instrumento apenas para atender aos órgãos governamentais, ela é uma ferramenta indispensável na contribuição de informações relevantes para os gestores garantir a vida e a sustentabilidade das entidades.
Para um estudo mais aprofundado, a contabilidade foi dividida em áreas. Este trabalho tem a finalidade de discorrer sobre a importância da área da contabilidade na gestão pública e privada.
.
2 DESENVOLVIMENTO
A contabilidade para gestão privada rege-se pela Lei das Sociedades Anônimas e pelo Código Civil, que instituem regras de métodos contábeis, porém, a contabilidade voltada para gestão pública é regida pela Lei 4.320 de 1964 – Lei das Finanças Públicas.
Na contabilidade privada tem como objeto principal o patrimônio e suas variações, de forma que o Balanço Patrimonial é a principal demonstração contábil, a visão da contabilidade pública é patrimônio e o lucro, no entanto, para a contabilidade pública a principal demonstração é o Balanço de Resultados, onde destacam-se as despesas e receitas, isto é, de forma como foi arrecado o dinheiro e como foi aplicado e tem como visão a gestão.
No setor público e privado a