analise da historia da africa e do negro
Instituto de Educação continuada
Ensino de História
Eder Souza de Oliveira
ANALISE DA HISTÓRIA DA ÁFRICA E DO NEGRO BRASIL: Em dois livros didáticos
Barreiras
2014
Eder Souza de Oliveira
ANALISE DA HISTÓRIA DA ÁFRICA E DO NEGRO BRASIL: Em dois livros didáticos
Trabalho apresentado à disciplina História e Cultura da África e dos Afrodescendentes, Pós- graduação lato sensu Ensino de História, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Orientadora: Pollyanna Alves Nicodemos,
Barreiras
2014
A sociedade brasileira está marcada profundamente pelo o racismo presentes na família, escola, grupos sociais entre tantos lugares que serviram de espaços para a construção e introjeção de uma série de mecanismos e posturas que são racistas e autoritárias, isso está tão intrínseco na cultura do país que repensar a cidadania precisa, antes de mais nada, incorporar o desafio sistemático da prática do racismo (MUNANGA, 2014).
Ultrapassar as barreiras da discriminação racial contra os negros significa considerar o direito de os negros se reconhecerem a partir da sua diferença, ou seja, da sua particularidade cultural, sem inferiorizar a cultura negra em detrimento da cultura branca. Introduzir as particularidades culturais da população negra sem penalizar e estereotipar, valorizando aquilo que têm de diferente.
Nesse sentido, a escola como instituição responsável pela formação cidadã, não restringe seu papel apenas ao ensino e aprendizagem dos conteúdos e saberes escolares, bem como, se estende a valores, crenças, hábitos e atitudes humanizadas, capazes de amenizar as questões relativas aos diferentes preconceitos que permeiam a sociedade.
Assim, a construção da identidade negra se faz necessário como um caminho viável para ensinar o negro, desde muito cedo, a valorizar a si mesmo e ser aceito a partir de seus referencias