HUHUKUG

522 palavras 3 páginas
Colégio Anglo Morumbi

Atividade Complementar LITERATURA

Anna Beatriz Pereira nº 03
Tatyane Vieira nº 24

Bernini,Teresa
As características do barroco presentes nesta imagem são: oposição entre os ideais de vida eterna em contraposição com a vida na terra e do espírito em contraposição à carne. Fugacidade da vida humana, forma conturbada, decorrente da tensão causada pela oposição entre os princípios renascentistas e a ética cristã.

Sermão do Mandato, Padre Antonio Vieira
“Estes são os poderes do tempo sobre o amor. Mas sobre qual amor? Sobre o amor humano, que é fraco; sobre o amor humano, que é inconstante; sobre o amor humano, que não se governa por razão, senão por apetite; sobre o amor humano, que, ainda quando parece mais fino, é grosseiro e imperfeito. O amor, a quem remediou e pôde curar o tempo, bem poderá ser que fosse doença, mas não é amor. O amor perfeito, e que só merece o nome de amor, vive imortal sobre a esfera da mudança, e não chegam lá as jurisdições do tempo. Nem os anos o diminuem, nem os séculos o enfraquecem, nem as eternidades o cansam: Omni tempore diligit, qui amicus est (3), disse nos seus Provérbios o Salomão da Lei Velha; e o Salomão da Nova, Santo Agostinho, comentando o mesmo texto, penetrou o fundo dele com esta admirável sentença: Manifeste declarans amicitiam aeternam esse, si vera est; si autem desierit, nunquam vera fuit: Quis-nos declarar Salomão — diz Agostinho — que o amor que é verdadeiro tem obrigação de ser eterno, porque, se em algum tempo deixou de ser, nunca foi amor: Si autem desierit, nunquam vera fuit. Notável dizer! Em todas as outras coisas o deixar de ser é sinal de que já foram; no amor o deixar de ser é sinal de nunca ter sido. Deixou de ser? Pois nunca foi. “
O conceptismo busca uma expressão lógica e voltada para um jogo de ideias. Com persuasão e argumentação intelectual. Padre Antonio Vieira realiza esse conceito com muito louvor pois o

Relacionados