Analise da educaçao nao diretiva
A abordagem Humanista do psicólogo Carl Rogers trata da aprendizagem centrada no aluno que por considera a pessoa como um ser que, sente, escolhe, decide, é um ser com capacidade de mudança e transformação do meio no qual esta inserido. Por isso, a educação deve ter características que preserve a natureza boa de cada individuo. Para que assim possa se estabelecer um desenvolvimento positivo na criança capaz de suprir as necessidades cognitivas e afetivas de cada aluno.
Chama-se de desenvolvimento auto-dirigido, pois é o aluno por si só determina os rumos de sua aprendizagem, é ele o responsável pela escolha e motivação dos conhecimentos que deseja aprender , esses conhecimentos são determinados pelo aluno. Sendo detectados a partir do momento que este demonstra interesse por esta ou aquela área do saber. Em uma mesma sala ou grupo de estudo (visto que Carl Rogers não compreende a educação em uma sala de aula convencional) os alunos podem por musica, matemática, pinturas, enfim o conhecimento que faça significado para ele.
Para o autor entendendo uma noção de eu, refere-se a maneira pela qual a pessoa se percebe atuando no meio, o ‘eu’ é o medidor entre as emoções e a consciência, buscando ajustar ao meio da melhor maneira possível e adaptando com vista a um equilíbrio pessoal global. Em resumo são estas características que a pessoa vivencia novas aprendizagens e experiências que favorece sua maturidade psíquica.
A aprendizagem significativa ocorre quando o conteúdo da aprendizagem é percebido como relevante para o aluno, a partir de seus próprios objetivos, essa aprendizagem é facilitada quando o aluno participa responsavelmente do processo de aprendizagem, nesse contexto de aprendizagem significativa não podemos conceder uma disciplina imposta. Não há os métodos de avaliação da escola tradicional, nesse sentido qual seria o papel do professor nessa educação proposta por Rogers?
Não se pode ensinar diretamente a nenhuma