Contextualizando
LICENCIATURA- LETRAS- INGLÊS
LUCAS RODRIGUES RIBEIRO
Didática e Organização do Trabalho Pedagógico
Contextualizando os modelos pedagógicos e análise critica do filme “Escola da Vida”
Canoas
2014/02
Lucas Rodrigues Ribeiro
Contextualizando os modelos pedagógicos e análise critica do filme “Escola da Vida”
Prof: Laureci Dondé
Canoas
2014/02
Contextualizando os Modelos Pedagógicos
Educação Bancária e Educação Problematizadora
Nestes modelos descritos por “Paulo Freire” trata a temática em estudo sob a educação bancária e a educação problematizadora, também chamada libertadora, porque se preocupa em contextualizar o aluno de sua realidade social.
Educação Bancária
Tem marcado o verticalismo da relação professor aluno e o cunho mecânico. Para “Freire” essa prática educativa nega o homem sujeito, critico e criativo. A aprendizagem consiste no recebimento e na memorização dos conteúdos selecionados pelo professor. Nessa concepção segundo ele subjazem interesses de elites dominantes opressoras, para as quais é vantajosa manter os homens alienadas de suas capacidades criticas e criativas.
Educação Problematizadora
Neste modelo o conhecimento é um processo que se realiza por meio do contato do sujeito com o mundo vivenciado, o qual é considerado como dinâmico, sempre em transformação. Dessa forma o conhecimento não se caracteriza como uma forma de doação, do professor para o aluno, como acontece na educação bancária.
Esse modelo de educação possibilita a construção de um conhecimento que é critico, realizado a partir do desvelamento da realidade. Freire pontua que,
Em verdade, não seria possível á Educação Problematizadora, que rompe com os esquemas verticais características da Educação Bancária, realizar-se como prática da liberdade, sem superar a contradição