Contextualizando o Sistema Único de Saúde
2º-Contextualizar como era a oferta dos serviços de saúde antes da Municipalização (SUS) e após a implantação do SUS, abordando a saúde coletiva e privada (se existir/ou existiu);
3º-Descrever como está a gestão de saúde no momento atual (desafios/possíveis avanços);
4º- Colocar-se no texto de uma forma reflexiva e bastante crítica como espectador/usuário e também como profissional de saúde.
Contextualizando o Sistema Único de Saúde do seu Município de residência ou aquele que você exerce a sua profissão atualmente.
Considerando os aspectos econômicos, sociais e políticos do município de Londrina, relacionado a política de saúde, Londrina conta com 56 unidades básicas de saúde, possuindo 220 médicos, 132 enfermeiros além de 889 atendentes gerais aproximadamente. Estas unidades de acordo com os dados atendem a uma população de 496.252 pessoas e realizam um total de 5,567,768 atendimentos por ano. Existem ainda 447 agentes comunitários nestas unidades que realizam 824.139 atendimentos por ano. Em relação ao número de hospitais conta com 21 espaços com variadas especialidades médicas, total de 1,653 leitos sendo que 1.199 são atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI e atendimentos de clínicas médicas, ou seja, consideradas ambulatoriais. Além disto possui 52 centros públicos de serviços odontológicos, contando com o número aproximadamente de 97 odontólogos, 40 técnicos de higiene bucal e 148 auxiliares de consultório dentário.
Em relação a dimensão econômica a estrutura fundiária de Londrina e região é caracterizada pelo predomínio de pequenos e médios estabelecimentos, onde quase toda área de agricultura é explorada. Agricultura modernizada de grãos milho, soja, trigo, café e lavouras e utilização de mão de obra. Também apresenta produção Pecuária, de aves