Contextualizando as doenças na antiguidade e na atualidade
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA APLICADA A SAÚDE
CONTEXTUALIZANDO AS DONEÇAS DA ANTIGUIDADE A ATUALIDADE
CAJAZEIRAS=PB
SETEMBRO/2014
INTRODUÇÃO
Quando falamos de doenças de imediato nos lembramos do que a saúde é para nós, sem sombra de dúvidas podemos dizer que, quem tem saúde, tens vida, e quanto valor damos a nossas vidas é decidido parte por nós, e a outra parte pela evolução biológicas.
Há tempos que as doenças nos causam medo, aflição e terror, somos susceptíveis a todas elas, porém a medicina e a tecnologia nas ciências, nos ajudam a encontrar a melhor maneira para enfrentar cada uma destas.
Tenho como objetivo, neste trabalho, apresentar meu ponto de vista, assim como pontos que chamam a atenção no que diz respeito as doenças e suas características desde a antiguidade, consideradas em sua maioria como epidemias, até nossos dias atuais, onde enfrentamos e combatemos as terríveis doenças crônicas.
CONTEXTUALIZANDO AS DOENÇAS DA ANTIGUIDADE A ATUALIDADE
“As doenças têm uma história e cada época tem “suas” doenças. A evolução das patologias é tão inevitável quanto sua persistência, uma das partes mais importantes desta evolução é o fruto das reviravoltas macrossociais que passamos a descrever”.
Com o passar dos tempos várias doenças já existentes há séculos atrás foram criando formas e contextos diferentes, pois o avanço da ciência possibilitou a descoberta daquilo que podia se considerar aspectos verdadeiros assim como dos mitos associados a cada doença. Como exemplo, antes várias pessoas acreditavam que as doenças que acometiam a sociedade vinham em forma de castigo, era uma maneira de pagamento pelos pecados cometidos, não se pensava de onde poderia surgir aquela doença, o que poderia estar causando tal patologia, o que piorava o estado do indivíduo, entre outros aspectos que hoje pesquisamos e descobrimos cada dia mais.
“As epidemias foram, durante séculos,