analise critica a artigo
Análise crítica do artigo
Referência Bibliográfica do artigo:
Donfrancesco, R., Miano, S., Martines, F., Ferrante, L., Melegari M., & Masi,G. (2011). Bipolar disorder co-morbidity in children with attention deficit hyperactivity disorder. Psychiatry Research, 186 (2), 333-337.
Título:
‘Bipolar disorder co-morbidity in children with attention deficit hyperactivity disorder’, é o título original do artigo. Conciso (10 palavras), bem formulado e esclarecedor, revela e identifica as variáveis a avaliar, expressando assim o tema geral do estudo.
Sumário:
O sumário que é apresentado no artigo transparece uma ótima elaboração uma vez que respeita o limite de palavras e repete várias vezes as palavras-chave que qualificam o estudo. Além disso, é um sumário sucinto, informativo e bastante esclarecedor na medida em que fornece informações relativamente aos objetivos do estudo bem como a sua metodologia, resultados e conclusões. Numa primeira fase são identificados os objetivos que estudo pretende cumprir, criar uma taxa exploratória de caraterísticas clínicas da sobreposição dos Transtornos Bipolar (TB) e Défice de Atenção e Hiperatividade em crianças italianas comparativamente com uma amostra da comunidade (dividida por idade e género); - Investigar os preditores do Transtorno Bipolar em crianças com Défice de Atenção e Hiperatividade, comparando-as com crianças com Défice de Atenção e Hiperatividade com ou sem Transtorno Bipolar. Entende-se assim o carácter explicativo dos objetivos uma vez que estes são explícitos e se relacionam de forma clara com o título do artigo, resultados e conclusões. Os autores, identificam ainda a relação entre as variáveis e a influência e ligação que estas têm entre elas.
Na referência feita à metodologia e métodos usados no sumário, os autores explicam como e onde fizeram a seleção da amostra, as suas caraterísticas e as dos participantes