Análise crítica artigo DPOC
Disciplina de Patologia da Nutrição 2
Professora: Juliane Rossato
Alunas: Anna Laura Nether Jéssica Graziela da Rosa
ANÁLISE CRÍTICA DE ARTIGO
Porto Alegre, 27 de junho de 2014.
Desnutrição em paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica
Andreia Biondo, Jacqueline Schaurich Santos, Ana Carolina Pio da Silva
Uma das principais causas de mortes em todo mundo é a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), caracterizada pela presença de obstrução das vias aéreas em consequência de bronquite crônica ou de enfisema, sendo que o tabagismo é responsável pelo desenvolvimento da patologia em 90% dos casos.
A DPOC possui associação com o estado nutricional do indivíduo, desencadeando desnutrição energética e protéica durante a progressão da doença devido ao desequilíbrio entre ingestão e gasto energético. O quadro de desnutrição aumenta a suscetibilidade a infecções pulmonares, diminuindo a elasticidade e função pulmonar, reduzindo massa muscular respiratória (maior catabolismo devido o aumento da taxa de metabolismo basal), força e resistência, também alterando os mecanismos imunológicos de defesa pulmonar e controle de respiração.
O caso relatado é de uma paciente do sexo feminino, de 63 anos de idade, ex-tabagista, internada em um hospital do interior do estado do Rio Grande do Sul por broncopneumonia e com diagnóstico de DPOC há três anos. A mesma permaneceu 15 dias em internação hospitalar demonstrando evolução desfavorável em relação ao seu estado nutricional (mesmo superando a ingestão energética estimada).
A dieta inicial foi hipossódica (2g de sal diário), e após sete dias de internação se iniciou o acompanhamento nutricional, onde foi realizado triagem que apontou alto risco nutricional, onde a paciente apresentou quadro de desnutrição grave (IMC de 13 Kg/m²). Como conduta adotou-se a consistência pastosa para melhor aceitação e foi incluído suplemento