Analise Critica Do Artigo
Os pesquisadores do artigo que virá a seguir queriam entender mais sobre as falsas memórias dentro do contexto escolar, queriam observar como os alunos se comportavam com a manipulação de palavras, que acarretavam em algum tipo de memória, os mesmos pareciam insatisfeitos com as pesquisas realizadas fora do Brasil que não mostravam de forma clara e objetiva como os testes poderiam mostrar a realidade brasileira, e sua relevância para a psicologia do país. Uma grande relevância desses estudos seria ajudar população em geral a discernir sobre boatos e mal entendidos sobre o que pensam como “memória falsa”. Boatos sérios sobre DRM emergem de fatos reais que são distorcidos por cada pessoa, já que a mesma procura encaixar fatos que não aconteceram com fatos existente o que no final acaba se tornando algo totalmente diferente da realidade, criando as falsas memórias.
Os autores do artigo Lilian, Leandro e Gustavo procuram modificar os testes e encontrar seus próprios resultados, para que seja condizente com o lugar onde esta inserida e possa dar uma maior base teórica experimental para a psicologia brasileira. Onde os psicólogos possam pegar informações e trabalhar de correta com os pacientes, que às vezes sofrem por causa dessas falsas memórias, como podemos ver em um dos textos lidos sobre memória, em que alguns adultos acabavam dizendo que sofreram abusos sexuais, lembravam de tal acontecimento, mas o mesmo nunca havia acontecido. Com as pesquisas feitas pelos autores mencionados a cima podemos dizer que atribuem mais conhecimento a essa área psicológica.
A proposta dos autores foi reproduzir os estudos e procedimentos criados por Roediger e Modermott (1995) das listas de palavras associadas que faz um estudo experimental das falsas memórias, demonstrando todos os avanços metodológicos e de adaptação feitas no Brasil com êxito. Foram realizados dois estudos com o propósito de construir e normatizar listas de palavras semanticamente associadas,