Análise critica artigos
O artigo “Gestão do conhecimento na análise de falhas: mapeamento de falhas através de sistema de informação” desenvolvido pelos alunos Dagoberto Alves de Almeida, Fabiano Leal, Alexandre Ferreira de Pinho e Liliane Dolores Fagundes da Universidade Federal de Itajubá apresenta um estudo de caso sobre a aplicação de sistema de informação baseado na gestão do conhecimento para realização do mapeamento de falhas encontradas em uma empresa de distribuição de energia.
Os autores utilizam de vários assuntos, realizando uma contextualização entre os mesmos, para realização desse estudo proposto. O processo de análise de falhas, a gestão do conhecimento e a utilização do sistema de informação são temas abordados para buscar uma solução para o problema descrito no artigo: Análise de falhas em uma empresa distribuidora de energia elétrica. O artigo cita a definição do IEC 50 (International Electrotechnical Comission) em relação à falha: evento onde a função requerida é interrompida. A necessidade de serviços e informações rápidas ocasionou na população mundial intolerância frente a essas interrupções. A análise de falhas representou em muitos casos, a garantia de sobrevivência das empresas onde um fator de extrema importância é a identificação das suas causas, evitando assim, a sua reincidência.
Dessa forma, a gestão do conhecimento que preza a distribuição de conhecimento entre membros de uma organização, onde esse conhecimento coletivo pode levá-la ao sucesso, gerando cada vez mais capital para a organização, não será somente bem utilizada para criar novos produtos e novas idéias para o mercado, mas fica claro que também poderá realizar a gestão de falhas dos processos internos e o mapeamento das mesmas para que possam ser corrigidas em tempo hábil não prejudicando o consumidor final. Na empresa de distribuição de energia não é diferente, a