analise critica de climatologia
CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL
DEPARTAMENTO GEOCIÊNCIAS
FUNDAMENTOS DE CLIMATOLOGIA P.2013-2
ANÁLISE CRÍTICA
O SISTEMA CLIMA URBANO E SEUS PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DAS VULNERABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS
NAYARA KAROLINE L. MOREIRA
PROFESSOR:
MARCELO MOURA
JOÃO PESSOA\PB
NOVEMBRO-2013
NAYARA KAROLINE LIMA MOREIRA
O SITEMA CLIMA URBANO E SEUS PRODUTOS SOB A PERSPECITIVA DAS VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAIS
Análise crítica apresentado à disciplina fundamentos da climatologia do curso de engenharia ambiental da Unversidade Federal da Paraíba, em cumprimento à exigência do professor Marcelo Moura.
JOÃO PESSOA\PB
NOVEMBRO-2013
1. O SISTEMA CLIMA URBANO
“ O clima urbano é um sistema que abrange o clima de um dado espaço terrestre sua urbanização” (MONTEIRO, 1976)
“O sistema clima urbano importa energia através do seu ambiente, é sede de uma sucessão de eventos que articulam diferenças de estados, mudanças e transformações internas, a ponto de gerar produtos que se incorporam ao núcleo e\ou são exportados para o ambiente, configurando-se como um todo de organização complexa que se pode enquadrar na categoria de sistemas abertos” ( MONTEIRO, 1976)
Em todas as regiões urbanizadas o crescimento populacional já é algo difícil de equilibrar com as necessidades do meio ambiente e das próprias pessoas que abitam determinado lugar. E como vários outros fatores o clima é algo determinador para o bem estar das populações.
O sistema clima urbano visa compreender a organização climática de uma cidade. O homem como componente desse sistema tem grande influência no mesmo, já que transforma a sua energia adquirida em seu benefício e a devolve para a atmosfera, e é responsável pela estruturação das cidades. É fácil observar que de um modo geral quer seja numa visão mas local ou regional existem diferenças socioeconômicas e ambientais entre as populações. A forma que bairros e cidades se organizam sempre faz com que populações mais